Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Dispensando a ajuda

Acabei de mandar um e-mail para a viúva do meu tio, dispensando a ajuda financeira que ela me dava.
Ela estava depositando pra mim, 200 reais, sendo que há cinco meses e meio que não faz o depósito.

Eis o e-mail, cujo título é "Boa Notícia"

Gostaria de te comunicar que vou dispensar a sua ajuda.

"Espero que não me tome por ingrato e arrogante...

Já lhe disse muitas vezes, com toda a sinceridade, que sou muito grato a vc pela ajuda que me deu, que raríssimas pessoas fariam o que vc fez, já que não somos íntimos.
No entanto, desde que me ingressei na roça, tenho ficado aborrecido com a forma que vc tem me ajudado.
Sei que vc e tantos outros podem achar que não tenho direito algum de reclamar, que estou pegando o boi de ser ajudado, que tenho que ser mais humilde...

Bem, já é constrangedor a gente precisar de ajuda, mas cheguei a tal ponto.
É bem mais constrangedor e doloroso quando a gente conta com a ajuda e  a ajuda não vem, ou , se vem, não sabemos quando ela chegará, ou se chegará.

A última vez em que vc me deu dinheiro foi em julho, ano passado, lá por volta do dia 15.  Portanto, há cinco meses e meio que nada foi depositado na minha conta.  Vc havia falado que depositaria em novembro.
Pra acessar internet e comprar mantimentos, venho na cidade interiorana duas vezes por semana.
Desde novembro, tenho ido verificar, nestes dois dias semanais, se vc depositou... e nada...
Dois meses de espera, de suspense... é desolador, é cansativo olhar meu saldo e não encontrar nada depositado.
É humilhante!

Te mandei o número da agência do banco correto, lhe desejando um feliz ano novo.  Nenhuma resposta.
Espero que nada de grave tenha acontecido com vc, com sua mãe e com qualquer membro da sua família, mas mesmo se tiver acontecido, creio que não justifica seu silêncio.

É muito falado que "se dão a mão, querem também o pé", mas eu não sou assim.
Não te pedi ajuda e nem ajuda adicional.  Nunca lhe mandei um e-mail cobrando, te lembrando que o depósito não foi feito. Nunca joguei indireta...
Ah, reconheço que, ano passado, ainda em BH/Contagem, desesperado, pedi socorro à ex-faxineira da minha mãe, à tia Iza e ao meu irmão e a vc, que, bondosamente, no mesmo dia fez o depósito de 300 reais adiantado.
Porém, a *Zuleika de hoje, a Zukeika que interage(?) comigo , desde que fui pra roça, não é a mesma Zuleika que conheci, a Zuleika que me deu uma cesta básica, que começou a me ajudar com quantias em dinheiro mensalmente, a Zuleika que me deu, praticamente, todo o vestuário do meu saudoso tio.

Ao mesmo tempo que sou lhe muito grato, estou aborrecido contigo.
E confesso que se eu estivesse no seu lugar... bem, eu até ajudaria a pessoa necessitada. Vamos supor que minha amada morre e aí, devido ela tanto se preocupar com seu sobrinho falido, eu começo a ajudá-lo financeiramente... eu ficaria indignado de outros parentes do fracassado sobrinho, não o ajudarem, só eu o ajudando. No entanto, se propus ajudá-lo, continuaria a o ajudar, a não ser que eu não tivesse mais condições financeiras. E , penso que à partir do momento em que propomos a ajudar alguém, assumimos um compromisso e a pessoa necessitada conta com isso.

É notório que vc não tem mais interesse algum  em me ajudar. E, devido ao modo como vc está agindo, me sinto humilhado e contrariado.

O primo, proprietário da fazenda onde moro, só me ajuda me dando moradia e dinheiro para comprar mantimentos.
Contudo, faço uma economia brava, pq tudo está muito caro e fico sem graça de lhe pedir dinheiro constantemente.
Estou sem lâmina de barbear(sou barbudo, mas aparo certas partes da minha barba), parei de comprar condimentos, iogurte, requeijão, queijo, bolo, refrigerante... tudo que compro é bem baratinho. E olha que ainda tenho um pouquinho do estoque que veio da outra fazenda, onde era a minha prima que fazia as compras de supermercado pra mim.
As despesas só tem aumentado e aumentarão mais ainda quando todo o estoque acabar.
Não tenho mais tênis. Graças a vc estou usando dois sapatos que foram do meu tio para minhas longas caminhadas até a cidade interiorana. Quando venho na cidade, num dia , compro um marmitex de tropeiro; noutro dia, compro dois salgados. Tudo fica, mais ou menos, em 15 reais. Pago isso com meu dinheiro, o dinheiro que vc deposita pra mim.
Vc parando de depositar, paro de comer tropeiro e salgados.
Porém, é preferível até passar fome do que ficar sujeito a uma ajuda, que tanto tem me deixado contrariado, humilhado.
Vc parando de me ajudar será melhor pra nós dois,principalmente pra vc, que fará economia e não perderá tempo fazendo o depósito, que é trabalhoso, cansativo. Isso será uma coisa a menos pra te aborrecer, pra te "preocupar".
O dinheiro me fará falta, mas prefiro ficar sem ele.

Te agradeço imensamente pela ajuda que me deu e lhe desejo muita saúde, paz e sucesso."

* nome fictício

2 comentários:

  1. Boa noite Roderick.
    Vim saber noticias suas e lhe desejar que o ano de 2017 seja cheio de noticias boas. As vezes a vida fica dificil, mas por mais dificil que seja, sei que é corajoso e continuará lutando. Não entendemos porque uns sofrem mais do que outros, mas Deus tudo sabe e um dia terá a reconpensa de tantas lutas e dificuldades. Felizes dias. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Mirtes.

      Te desejo um ótimo ano também, com muita saúde e paz.

      Abraço retribuído.

      Excluir