Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Shakespeare Estava Certo

Há muitos e muitos anos, que penso que a vida , que levamos no planeta Terra, é uma vida de bandido, que todos estamos numa prisão, e o que é mais frustrante ainda: não sabemos o crime que praticamos,  o que nos levou para o cárcere.

Religiões, como o espiritismo, hinduísmo , budismo e janaismo, entre outras, têm um pensamento parecido com o meu, neste ponto.  E há teorias semelhantes, tal uma que diz que vivíamos em outro planeta, ou outra dimensão, eramos felizes, mas fomos acometidos por mutações, ou bactérias/vírus(ou coisas parecidas) , daí, ficamos ruins e/ou loucos.

Ora, se éramos felizes e fomos vítimas de algo, vamos dizer, que estava no ar, talvez vindo do espaço, isso comprova a instabilidade do universo e o fato de que o mal sempre está presente, que jamais teremos paz e segurança, estando sujeitos a mazelas.

E não seria mais fácil, mais justo, sabermos o motivo que nos levou a ficar na prisão, o crime que cometemos?  Sabendo disso, creio que tomaríamos juízo e tentaríamos voltar a sermos bons cidadãos.

Ao meu ver, se Deus existir, seria um demiurgo(Deus vaidoso, que quer ser louvado, limitado e vingativo, como o do Antigo Testamento, da Bíblia), ou se não um Deus totalmente incognoscível , um Deus, no qual a gente não consegue compreender o seu propósito e qual o sentido da vida.
"Deus é aquilo que me falta, para compreender o que não compreendo"(Raul Seixas).

Portanto, minha teoria pode estar errada, assim como todas as religiões são equivocadas, incluindo outras diversas teorias sobre a nossa origem, sobre o sentido da vida.

O mistério, creio eu, sempre permanecerá, e a nós continuaremos a sofrer, nada sabendo , com a maioria se deixando iludir pelas mentiras religiosas.  E, por incrível que pareça, a maioria gosta da vida, a tendo como uma dádiva.

E minha mãe, que era uma católica espírita, chegou a dizer: "acho que depois de mortos, teremos ainda muitas surpresas".  Mais certo estava Shakespeare:  "Há mais mistério , entre o céu e a terra, do que possa imaginar nossa vã filosofia".  No entanto, os donos da verdade: religiosos, filósofos...

Acredito que se houver mesmo um futuro para o homem, seria o Nada, um descanso eterno, que suscita terror para a maioria das pessoas, a crerem num utópico paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário