Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O incomodo de depender dos outros

Há cinco meses que a viúva do meu tio materno não deposita na minha (magérrima) conta de poupança.
No último contato que tivemos, ela me falou que depositaria em novembro.
Até hoje, nada...

Pode até ser que ela esteja com problemas com sua mãe, que tem 90 anos e está com a saúde bem precária...
Mas, é desolador quando eu vou até o banco verificar se o depósito foi feito e não encontro nada.
Tenho feito isso duas vezes por semana, já beirando a dois meses.
Ontem, tirei 90 reais.  Estou com 149,54, na minha conta.

Cada vez mais aumenta a minha vontade de dispensar sua ajuda.

Em 06 de julho , deste ano, indignado com o fato dela não ter depositado o dinheiro regularmente e também por não ter respondido alguns e-mails meus, nos quais perguntava como ela estava, lhe mandei uma mensagem, revelando minha contrariedade.  Falei até que ela estava fazendo pouco caso de mim, que podia estar sofrendo pressões de outras pessoas, mormente seus filhos, por me ajudar financeiramente.
Terminei o e-mail assim:

"Se vc, realmente, estiver se sentindo mal em me ajudar, pare de depositar dinheiro na minha conta.
Caso vc parar, claro, que o dinheiro me fará muita falta, mas compreenderei,compreendo perfeitamente, e repito que só tenho a agradecer o que vc fez por mim."

Sua resposta foi que estava com a mãe e a irmã doente e estava resolvendo pendências na compra de um novo apartamento.
Falou que ninguém a pressiona e que continuaria a me ajudar.
Avisou que faria um novo depósito imediatamente(o que fez).
Depois disso, no more money!

Olha, não sou ingrato e nem me considero um sujeito explorador , um folgado.
Não obstante, me sinto muito humilhado com a situação.
Ela e outros podem pensar que estou pegando o boi de ser ajudado(ainda mais no caso dela, que foi apenas a mulher do meu falecido tio e não era íntima minha), porém penso que quando uma pessoa se propõe a ajudar outra, ela tem um compromisso, tem que honrar sua palavra, e a pessoa alvo de ajuda conta com o dinheiro.
Eu, se ajudasse alguém, jamais me comportaria como ela está se comportando. E por mais problemas que eu estivesse passando...

Vou deixar passar o natal, o ano novo, e se não pintar depósito na minha conta, dispenso a ajuda.

Outro caso: um blogueiro, há muitos e muitos meses, me fez a grande caridade de gravar 24 discos de rock, em dois dvds .  Recebi os dvds aqui, na cidade interiorana, que vieram de São Paulo, sem ônus.
Como ele é muito prestativo, parecendo ser um cara tranquilo e boa praça, pedi que ele gravasse mais, afirmando que pagaria as despesas, incluindo as do correio.
Ele respondeu que dinheiro não era problema, que tem o costume de gravar para os outros, sem cobrar nada, que estava com pouco tempo, resolvendo problemas, que já tinha gravado parte do material que solicitei e que me enviaria os cds em breve.
Até hoje, nada!  E ele continua a postar em seu blog...

Mais outro caso: um sujeito que conheço pessoalmente(ele mora em Belo Horizonte) ficou de gravar pra mim uns 45 cds de mp3.  Chegou a falar que já havia gravado uns 15 discos. Mesmo eu não querendo que ele tirasse cópias e comprasse acrílicos para os cds(fica caro) , o mesmo insistiu nisso...
No entanto, há cinco meses que ele sumiu.
Há uma semana, lhe mandei um e-mail, perguntando pelo seu sumiço.  Ainda não obtive resposta.

Detesto incomodar, pedir ajuda aos outros, mas devido a miséria em que me encontro, sou obrigado a depender de outrem.

Incrível a falta de solidariedade de muitas pessoas... a incoerência...

Vale lembrar que eu nem precisaria estar vivendo na roça, bastava uma (pequena) vaquinha dos meus parentes e eu sobreviveria, morando em BH/Contagem.
O primo, que hoje me ajuda, não era íntimo meu, e, surpreendentemente,  me livrou da falta de um lar, da fome!
O povo da cidade interiorana sim é que é solidário, fazem o bem sem olhar a quem, sem nem questionar o motivo de uma pessoa como eu ter chegado à sarjeta.
O povo das cidades grandes é mais prático: "sem ajuda! você está colhendo o que plantou!
Se eu, todos trabalham, por que você não trabalhou também, por que não correu atrás?".

E, para aqueles que curtem, um feliz natal, com muita saúde,paz e dinheiro.
O dinheiro está longe de mim, a saúde anda bem... paz? Vontade de tê-la, e espero que com estas datas festivas de final de ano,eu a tenha , sem ser vítima, entre outras coisas, de poluição sonora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário