Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de março de 2017

A vida é um mistério(2)

Locke foi condenado ao ciclo: infância, adolescência, fase adulta, velhice e, finalmente, a morte.
Mas, se a Terra é uma prisão, por que alguns não vivem todo ciclo? Quantos não morrem bem antes da velhice, na infância e mesmo quando acabam de nascer?

Bem, creio que isto já é o bastante para comprovar que a vida não é uma prisão.

Quanto ao caso do Locke, ele não esqueceria que veio de outro planeta(ou outra dimensão); lembrando de tudo e de todos, incluindo as maldades que cometeu.
Se soubéssemos de nossas vidas passadas, se tivéssemos certeza da existência de vida após a morte, o falecimento de um ente querido não seria tão sentido como sentimos, ao perder alguém que a gente gosta.  Haveria tristeza , mas com a esperança, mais que esperança, a plena convicção de revermos aqueles que amamos.
Entretanto, a vida não é assim.

Segundo a Bíblia, Deus nos criou à sua imagem.
Pensando bem, Deus e o ser humano tem coisas em comum.
O homem não vive sem a presença do mal.  O homem adora competir, inclusive nos esportes, adora novela, filmes, falar mal dos outros...

Continuo a crer que se Deus existir, ele seria um grande diretor, super poderoso.
Nós, habitantes da Terra, os atores, que poderiam até improvisar, mas o  enredo, o unhappy end, a morte, seria determinado pelo Criador.

Pelo que penso, e algumas poucas pessoas pensam como eu, Deus não seria bom. Assim como o ser humano, Deus seria ambíguo.  Em termos de caráter, na verdade, o ser humano é ambíguo... a ambivalência: em uns pontos, bom, noutros, mau. Deus também seria assim, só que muito mais poderoso... nem se compara.

É possível , sim, que Deus seja onisciente, onipresente.
Não obstante, ele não é perfeito e, ao que tudo indica, nem bom. Nenhum ser perfeito , criaria um ser tão limitado, tão esquisito, bizarro, grotesco, ignorante como o homem.
O livre-arbítrio é uma falácia; como dizia Nietzsche o livre arbítrio foi criado para nos culpar e absolver Deus. A fé cega e o desespero da maioria as pessoas, temendo a morte e preocupadas com os revezes da vida, impede-as de constatar tal verdade.

Deus seria capitalista: a exploração do homem pelo homem.
Animais , em luta pela sobrevivência, matam outros animais.

Deus salvou, poupou uma determinada pessoa de um acidente de transito, mas deixou dezenas morrerem, no mesmo acidente...
Deus salvou a modelo Cláudia Lins, quando ela passou dias sofrendo com um choque anafilático, mas Deus preferiu que a cantora Clara Nunes morresse ... de choque anafilático.
Os evangélicos mesmo creem que Deus tem preferência: só uns são escolhidos.
E ninguém será salvo se não tiver fé em Deus, em Jesus Cristo.

A meu ver, Deus é um jogador, que adora se divertir.
Curioso é que muitos pais, apesar de errarem muito na criação dos seus filhos, gostam deles, querem o bem dos rebentos.  E Deus não aparenta amar os seus filhos, pois com todo poder que tem, nada faz para dar um basta em tanto sofrimento, que atinge todos os que vivem na Terra.
Não se deve esquecer que os pais amam seus filhos pelo fato deles serem uma parte física deles: espermatozoide e óvulo. Quanto aos filhos ilegítimos, não consanguíneos, os pais criam uma ilusão, como se os rebentos fossem  frutos deles. O sentimento de posse é forte; contudo, pode haver amor, o que parece não existir no tocante a Deus, com relação aos seres humanos, que ele criou.

Contudo, tudo que falei é uma hipótese, assim como todas as religiões, filosofias e tantas coisas mais, que tentam, há milhares de anos, descobrir nossa origem.

A vida é, de fato, um mistério.  E continuo, como uma minoria, com o sentimento que a vida é uma prisão, a qual não sabemos que mesmo com a morte, seremos libertado.
"Viver é sofrer"(Schopenhauer), e não gosto de sofrimento.  A vida é um jogo, e não sou um jogador.
Deus é um jogador... "São demais os perigos da vida"(Vinicius de Moraes), e não aprecio viver perigosamente.  Tenho mais medo ainda da vida do que da morte.
E, caso Deus existir, tenho muito medo dele também!

2 comentários:

  1. Obrigado pela reflexão, Roderick! Realmente, tenho que reconhecer que a vida não é tão fácil de ser compreendida nem vivida e que Deus é um conceito por demais complexo. Ainda penso que aqui na Terra tudo o que temos somos nós mesmos... Deus deve estar em outro plano.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Rafael, eu que te agradeço pela sua presença.

      Interessantíssimo o que vc falou. Eu já fui muito criticado, vítima até , pelo menos uma vez, que me lembro, de agressão verbal, quando disse que se Deus nos criou, ele nos abandonou.

      E quanto ao ditado: cada um pra si e Deus pra todos, digo que é cada um pra si e Deus pra ninguém.

      Abraços!

      Excluir