Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de março de 2017

"Música é um alimento do pensamento"

Na semana passada, ao escutar um disco da banda inglesa Groudhogs, fiquei bem pensativo, pelo título de uma das músicas, traduzido: Música é um alimento do pensamento.
Quem quiser saber mais sobre o compositor da canção, o genial Tony MacPhee, acesse o link de um post, postado em outro dos meus blogs: http://beldadedaminhavida.blogspot.com.br/2011/02/os-maiores-privilegiados-do-rock.html

Não sei se foi de propósito, o fato de Tony MacPhee citar "pensamento", ao invés de "alma".
A meu ver, o termo "alma" é bem abstrato, já que não há como provar sua existência.
Quanto ao pensamento, todos nós , humanos, pensamos.

Interessante, é que há uns dez, doze anos atrás, uma mulher disse que eu penso que penso(rs).
Tal fato foi na época em que eu participava da coluna de opinião dos leitores, num jornal de Belo Horizonte. Entre 2001 e 2007, umas 200 cartas minhas foram publicadas(eu usava meu nome verdadeiro).
A mulher era uma professora, que , assim como eu, era opinante assídua do jornal.

Tínhamos divergências. Não me senti muito ofendido por ela ter dito que penso que penso.
Ela é desses tipos de pessoas que não gosto e nem desgosto... é mais ou menos.
Afinal, ainda mais ela como professora, todos devem saber que ao fazermos uma prova, podemos tirar de 0 a 10.  Eu daria nota 6 para a professora.  Sofrível, mas não má.
Ela percebeu o quanto faço uso da ironia(eu costumava ser irônico com ela).

"Penso, logo existo"(Descartes).
E por mais burra que seja uma pessoa, ela pensa e sabe que pensa.  Daí, ela existe.
Porém, repito, ninguém pode provar a existência da alma.
Portanto, a meu ver, o correto é que a música é um alimento do pensamento.

E a música, principalmente o rock, foi o maior alimento do meu pensamento(até que rimou, hein?). Um alimento que tem me nutrido por mais de 40 anos.

Infelizmente, assim como o título de uma música gravada por Wanderley Cardoso, não posso controlar meu pensamento, o que faz com que eu pense muita bobagem, muita coisa ruim, com os fantasmas do passado(outro título de música; essa do Paulo Sérgio) sempre a me atormentar.
Nestes últimos tempos, meu pensamento tem se focado muito no imbróglio da minha estada/saída da fazenda da filha do irmão mais velho do meu pai.  Em pensamento, não paro de odiar os dois, em especial ao marido da ex-patroa.

... continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário