Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Eurípedes e Sófocles

   Eurípedes e Sófocles tinham muito em comum: eram gregos, dramaturgos, contemporâneos, viveram antes de Cristo.
Junto com Ésquilo, foram os mais conceituados dramaturgos gregos de todos os tempos.


                                                            Sófocles

Sófocles era o mais admirado de todos; foi um vencedor . Filho de pai rico, teve uma educação esmerada. Sua vida social foi intensa... serviu às forças armadas, foi tesoureiro...

Em suas tragédias, dava ênfase  a dois tipos de sofrimento: o que decorre devido ao excesso de paixão    e o que é consequência do destino.
Seus personagens pertenciam à nobreza e realeza.
É o autor do célebre, consagrado e trágico "Édipo Rei".

                                                   Eurípedes

Em sua obra, dava ênfase às agitações humanas, principalmente a feminina. Estava na contramão da sociedade grega, que era machista em excesso. Eurípedes seria o primeiro homem feminista do mundo?

Apaixonado pelo debate de ideias, tudo o que muito aprendeu e investigou, acabaram por lhe trazer mais angústia do que certezas.
Desiludido com o ser humano, se tornou recluso, sempre ao lado de livros.

Nada entendo de dramaturgia. Aliás, nunca vi uma peça teatral.

Mas, o que mais me chamou a atenção nestes dois grandes gênios, foi o pessimismo. Mesmo Sófocles, chegou a "enganar" alguns, que o taxavam de otimista.

Isso, antes de Cristo. Em suas épocas, a Grécia era o país mais poderoso do mundo. Hoje, o que ela é? Quem se lembra do citado país? Hoje, a nação mais poderosa se chama Estados Unidos da América, que em termos de cultura , inteligência e, mesmo caráter, perde muito, mas muito para a Grécia.

No entanto, homens, pensadores como Eurípedes e Sófocles, jamais serão esquecidos.
A meu ver, pessimismo e realismo, são palavras sinônimas, e o que eles criaram e disseram, antes de Cristo, está vivo, num realismo incômodo, triste, refutado por um bocado de gente, que ama a vida, que vê futuro no ser humano, que crê numa vida feliz além-túmulo.

Como dizia Sófocles, a maior felicidade é nunca ter nascido. 

Vivo a falar: tenho mais pena dos otimistas do que dos pessimistas, já que aqueles têm plena consciência que um dia deixarão este "paraíso" chamado Terra... Teimosos, lutam e lutam, sofrem em demasia, mas eles creem no mito da Caixa de Pandora, e continuam, em vão, a ter esperanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário