Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Schopenhauer e o Amor






Não concordo com tudo o que disse o filósofo alemão Schopenhauer, mas com a maioria dos seus pensamentos, concordo.

Uma das coisas que não concordo , foi seu esboço sobre as mulheres... de uma infelicidade total. Eu próprio me considero um pouco machista, mas o grande filósofo alemão, passou dos limites, se revelando um misógino . Não é só pelo fato de eu ser heterossexual, pra mim, a mulher tem muito mais caráter e é um ser bem mais fácil de se lidar do que o homem.

Não obstante, quero falar sobre o amor e o que o grande Schopenhauer disse a respeito.
Eis o que ele disse(quem não tiver conseguido ler o que o filósofo disse e o que eu concluí, passe o mouse no texto, que ele fica azul e dá para ler).

"Amor Desmistificado O sentimento de um homem apaixonado produz por vezes efeitos cómicos ou trágicos, porque em ambos os casos, é dominado pelo espírito da espécie que o domina ao ponto de o arrancar a si próprio; os seus actos não correspondem à sua individualidade. Isto explica, nos níveis superiores do amor, essa natureza tão poética e sublimadora que caracteriza os seus pensamentos, essa elevação transcendente e hiperfísica, que parece fazê-lo afastar da finalidade meramente física do seu amor. É porque o impelem então o génio da espécie e os seus interesses superiores.
Recebeu a missão de iniciar uma série indefinida de gerações dotadas de determinadas características e constituídas por certos elementos que só se podem encontrar num único pai e numa única mãe; só essa união pode dar existência à geração determinada que a objectivação da vontade expressamente exige. O sentimento que o amante tem de agir em circunstâncias de semelhantes transcendência, eleva-o de tal modo sobre as coisas terrestres e mesmo acima de si próprio, e tranforma-lhe os desejos físicos numa aparência de tal modo suprasensível, que o amor é um acontecimento poético, mesmo na existência do homem mais prosaico, o que o faz cair por vezes em ridículo.

Arthur Schopenhauer, in 'Metafísica do Amor'

O homem age inconscientemente, e mesmo não querendo ser pai, como foi meu caso, está sujeito a ser. Tive sorte de minha ex-esposa não ter querido ser mãe e também das pílulas anticoncepcionais não terem falhado, assim como o coito interrompido, depois que minha ex se queixava dos efeitos das pílulas.

E o mestre Schopenhauer usa duas palavras bem sábias, quando um homem se apaixona: tragédia e comicidade .

Ele também fala da perda da individualidade... muito correto.

O filósofo alemão não diz neste texto, mas ele afirmava que o amor é uma armadilha da natureza.

Nos faz cair em ridículo... e como! Poético, que vira patético!

Até mesmo em certas músicas românticas: " e o maior amor do mundo vou lhe entregar"... "nunca se esqueça, nem um segundo, que eu tenho amor, o maior do mundo"... " a eternidade e o mundo, não valem um segundo, da ternura que te dou". E o que resta de tanto romantismo, pra não dizer, idiotismo? NADA! Ou melhor, mágoa, dor!

Porém, como não sou tão machista como Schopenhauer, digo que a mulher sofre mais ainda por amor.

Amor, mais uma bobagem da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário