Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Minha Querida Tia Materna(2)



Estudiosa, trabalhadora, minha tia tem o curso superior... professora, pedagoga, trabalhou por muitos anos(não sei se ainda trabalha), no ramo de educação, como funcionária pública, mesmo sendo casada com um marido muito rico. Estão casados desde os anos 70... creio que se uniram em 1973.
Tiveram um casal de filhos. O mais velho tem seus 35 anos ou um pouco mais, a mais nova é balzaquiana. Ambos seguiram a profissão do pai, medicina.

Minha tia deve estar com 67, 68 anos. Um pouco baixinha, sempre adepta de usar cabelos curtos, dizem que ela é bonita. Sinceramente, feia ela não é ,mas...
Discreta, de pouca conversa, geniosa, orgulhosa, egoísta.

Tive muito contato com ela na minha infância e em quase toda a adolescência. Fomos vizinhos e meus pais foram inquilinos da minha avó, morando do lado delas.

Ela costumava  me levar no cinema, nos domingos , quando eu era criança.

No entanto, ela sempre se deu melhor com meu único irmão. Era sua madrinha e, assim como minha mãe e a minha avó, eram adeptas de ter preferências explícitas por determinada pessoas(minha mãe também preferia meu irmão , já minha avó preferia a mim).

Eu, na adolescência, a provocava. Hoje, acho um absurdo às vezes que a provoquei. Uma vez, estávamos só nós dois na casa da minha avó. Ela estava arrumando a casa e eu só a provocando,fazendo hora com a sua cara. Ela veio me bater, eu corri, abri a porta do apartamento, desci as escadas... ela veio atrás e levou um tombo, caindo sentada... histericamente, começou a chorar. Eu fiquei horas, com medo(rs), distante de casa, dando volta nos quarteirões(rs).

Ela continuou sempre a frequentar a casa dos meus pais, e também quando minha mãe morava com seu companheiro. Minha mãe também frequentava sua casa. As duas se entendiam. Mesmo gostando dela, minha mãe dizia que minha tia era muito egoísta.

Incrível, é que seu marido e seu casal de filhos, são mais ainda... egoístas. São pessoas sem piedade, secas, frias, incapazes de fazer favor para os outros.

Minha querida tia, nos últimos anos, antes da minha mãe falecer, chegou até a parar de me presentear no aniversário e Natal, mas continuou a dar presentes para o meu irmão. Já o ajudou financeiramente...

Em 2009, morei sozinho, há dois quarteirões da casa do meu irmão, durante dez meses. Um dia , ela foi visitar meu irmão. Alguém perguntou se ela não iria em minha casa, ela respondeu que num outro dia iria. E nunca foi... A última vez que a vi foi meses antes da minha mãe morrer, em 2008.

Já seu irmão, o que morreu ano passado, me deu assistência,bem mais moral que financeira(me presenteava com 100 reais , com um pouquinho de roupas,..), demonstrando se preocupar comigo. Ficou preocupadíssimo ao saber que meu dinheiro acabaria em maio do ano passado, e dos meus desejos suicidas. Ele disse ter falado com minha querida tia, da minha situação. Ela, claro, ficou em silêncio. Afinal, ela não é do tipo que ajuda a vagabundo. Se todos trabalham, pq eu também não posso trabalhar?
Ela é prática, não? Seria justa? Pela lei da vida, é! Mas, nem sempre acho as leis da vida certas(nem todas).

Digno de dó? Interesseiro? Folgado? Chorão? Egoísta?

Acho que sou mesmo ruim, até infantil... meio vingativo. Existem duas pessoas que eu gostaria de ver a cara, depois que eu morresse(como se isso fosse possível-rs); uma é a minha ex paixão, a outra é minha querida tia. E, no meu ponto de vista, minha tia , além de não saber o que é amor, o que é solidariedade, não amou sua própria irmã(minha mãe), já que se amasse, me ajudaria.  Tenho quase certeza que a preocupação, a atenção do meu recentemente falecido tio comigo, foi mais pelo fato do amor que ele sentia pela minha mãe. Ele era um sujeito de bom coração, solidário, não um coração de pedra, egoísta como a minha querida tia materna.
Quanto à minha ex paixão, ela , provavelmente, nem saberia da minha morte, afinal, falou que eu havia morrido pra ela há um ano,  sendo mais lógico que ela não siga meus passos. E se soubesse do meu desenlace? O que ela sentiria? Talvez cairiam umas pequenas lágrimas, mas não lágrimas de amor, de solidariedade, de saudade e de remorso... seriam lágrimas corriqueiras que muitos choram, quando morrem alguma pessoa conhecida. Minha tia poderia também chorar, tendo os mesmos sentimentos(ou falta deles) da minha ex-paixão, e, certamente, se lembraria da minha mãe, do seu irmão,da sua mãe... Contudo, acho bem provável dela ficar totalmente indiferente quando souber da minha partida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário