Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Na Quietude do Campo(1)

Nas quinta e sexta-feira retrasadas , choveu muito na roça.  Felizmente, desta vez, não teve goteira.

Falei sobre ter gostado de ver minhas tias paternas, no último feriadão.
No entanto, omiti a chatice da minha tia de 69 anos.  A de 80 anos, que tem  fama de ter o gênio muito ruim, até que se comportou bem, mas a outra...

O que é a convivência...  Tal tia morou , desde jovem ,na casa dos meus tios(o irmão mais velho do meu pai e sua esposa), junto com sua irmã mais velha e seus três sobrinhos. A casa dos meus tios foi a residência que mais recebeu minhas visitas, em toda a minha vida. A visitei com mais frequência, devido a amizade que eu tinha com dois primos; um, atualmente, está com 54 , outro, com 53 anos.

Nunca tive problema com nenhuma das citadas tias. E a de 69 anos, sempre a achei uma pessoa doce.
Um dos primos(meu último amigo pessoal) , quando tínhamos mais contatos, dizia que ela tinha o gênio difícil; o mesmo dizia a sua mãe(mãe dele).  Eu não acreditava...

Minha tia cismou de fazer limpeza onde moro, mesmo com a minha resistência, além de ter dado palpites despropositados.  E não foi só na casa onde resido... na casa onde o pessoal fica, quando vem de BH, ela também foi imprudente.  Sem ser ríspido, cheguei a falar com ela: "Poxa, hoje é meu aniversário..."rs.
E ela ainda chegou a dizer que minha prima gosta de tudo limpo(como se a casa onde moro, fosse um chiqueiro), mandando eu chamá-la, para mostrar a casa "mais limpa"(minha prima, por motivo de força maior, não pôde ver "casa limpa").

Ora, há dez meses que moro na fazenda, e neste ínterim, minha prima, que costuma a entrar na casa em que fico, nunca me chamou a atenção por o local estar "sujo".

Bastaram de três a quatro dias(o tempo que ela ficou na fazenda), para ela cair no meu conceito.

Quanto ao meu primo, que apareceu por lá, na última sexta-feira, acompanhado de sua esposa e de sua amada filhinha, ele concordou com a minha ex-paixão, que afirmou que tenho o gênio extremamente difícil e que só amo a mim mesmo.  E ele?  Ele, que quando solteiro, foi a ovelha negra da família, aborrecendo a todos.  Super implicante com seu pai, chegou até a jogar um cavalo, no qual ele estava montado, nele, depois de uma discussão.  Em sua juventude, ao passar de ano, sua irmã foi cumprimentá-lo pelo feito, ele disse: "Sai daqui! Não enche o saco não!".

Ele se mostrou surpreso por, aparentemente, eu ter me adaptado no campo, já que o mesmo cismou que odeio roça, que sou cheio de não me toques. O que não é verdade.  Pra se gostar de roça, não precisa montar a cavalo, encarar as vacas, ao ponto de meter-lhes o porrete e nem precisa gostar de andar no mato, como ele gosta.  O que eu detesto mesmo são os insetos.  Tenho medo de cobra sim!  Isso é frescura?

Quanto ao lance dele falar que, de fato, só amo a mim mesmo... bem, o termo amar, não deixa de ser um tema polêmico.  Ele cita que não tenho amigos...  Eu o considerei meu amigo, assim como considerei seu irmão, que foi o amigo que mais me decepcionou.  Atualmente, seu irmão está brigado com todos da família, aprontando demais!  Há, fortes suspeitas, que seu mano é um psicopata.

Com o tempo cheguei a conclusão que esses dois primos , nunca foram meus amigos.  Eu, também, não diria que eles se desgostavam de mim, não chega a tanto.  Contudo, pensando bem, não me levavam a sério.  Pra eles, eu não passava de um primo.  Um primo pobre , de parca cultura, problemático, genioso, louco, talvez até retardado e divertido, engraçado.  Eles gargalhavam com as minhas tiradas. Afinal, rico ri à toa.

Gostar de viver sozinho, não significa que se odeia os outros.  Gosto da minha solidão, mas gosto de algumas pessoas.  Não se precisava conviver com frequência com uma determinada pessoa, para gostar dela.  Um exemplo: a ex-faxineira da minha mãe, que foi minha vizinha por 5 anos e meio. Morávamos em frente um ao outro e, raramente, tínhamos contato, sendo que devo muita obrigação a ela, que tanto me ajudou e teve consideração comigo.  Gosto muito dela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário