Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de março de 2017

Doutor, doutor, o que está errado comigo? Esta vida de super mercado está ficando longa demais

"Doutor, doutor, o que está errado comigo? Esta vida de super mercado está longa demais".
Essa é a primeira frase de uma canção do Roger Waters, "Entretidos até a morte", do álbum de título homônimo.  No disco, Waters critica com veemência a sociedade de consumo.

Os músicos de rock costumam a tocar muito no tema "doutor".
É, às vezes, temos ânsias de procurar um doutor para curar nossas feridas internas, as muitas frustrações e perdas, que permeiam em nossa vida, incluindo as feridas amorosas.

Os músicos de rock têm obsessão com o tema "lar", principalmente Roger Waters.
Ah, como é bom um lar sossegado, reinando a paz!  E como é difícil ter sossego no lar!
E temos que pagar, temos que ter dinheiro para vivermos num lar.
Eu não tenho grana, mas meu primo tem, além de ter um coração enorme, daí ele me deu um lar.

"Esta vida de super mercado está longa demais".
Quando eu morava com meus pais, as compras em super mercados ficavam por conta dos "velhos".
Ao morar com a minha mulher, fazíamos compras juntos ou separados.
No final de 1992, ao morar com a minha avó materna, eu que fazia as compras no super mercado, afinal minha avó era octogenária. Como eu ainda tinha dinheiro na poupança, eu ajudava muito nas despesas.  Aliás, a maior parte das despesas ficavam por minha conta.
E já nos primeiros meses, a vida de super mercado me cansava... estava longa demais!
Preços caros, grana curta.  Era preciso pesquisar, fazer muita economia, ficando privados de alguns mantimentos. Mas, ainda assim, não chegávamos a passar fome.
As mesmas caras... a mesma rotina, sendo que nem sempre éramos bem tratados.

Minha avó morre; passo a viver com minha mãe e o seu companheiro.  Fiquei livre de ir aos super mercados.

A querida mãe falece.  Ao morar sozinho, volta o suplício de fazer compras, tendo que fazer, como sempre, muita economia.

A sarjeta chega.  Sem outra opção, vou morar na roça.  Minha prima e seu infame marido fornecem mantimentos pra mim, comprados de super mercados.

Agora, meu primo me dá dinheiro e eu voltei a frequentar os super mercados...

Doutor, doutor, o que está errado comigo?  Minha vida está longa demais!  Já estou cansado demais, e há muito tempo!
Diferentemente de muitos, não me entretenho até morrer, entretanto, que a morte seria uma boa pedida pra mim, isto seria.

Entretidos Até a Morte(Roger Waters)

Doutor, doutor, o que está errado comigo?
Essa vida de supermercado está ficando longa demais
Qual é a vida de uma tv colorida?
O que é a vida em uma concha de uma rainha adolescente?

Ooh, mulher ocidental, ooh, garota ocidental

O caçador de noticias fareja o ar, quando Jessica Hahn cai
Ele se prende àquele símbolo de desligamento
Atraído pelo descascamento do sentimento
A celebridade de casca quebrada, a bela

Ooh, mulher ocidental, ooh, garota ocidental
Ooh, mulher ocidental, ooh, garota ocidental

E as crianças de Melrose se exibem pomposamente
Tudo está frio, no zero absoluto
E lá fora, no vale quente e limpo
Os pequenos sentam diante de suas tvs
Sem nada para pensar, sem lágrimas para chorar
Todas sugadas até o último suspiro
Garçom, o que há de errado comigo?
Por que estou tão sem fôlego?
O capitão disse, "Com licença, madame
Essa espécie se entreteve até a morte"

Entretidos até a morte
Se entreteve até a morte
Entretidos até a morte

Nós assistimos o desenrolar da tragédia
Fizemos o que nos mandaram
Nós compramos e vendemos
Foi o maior show da terra!
Mas então, acabou
Nós festejamos e comemoramos
Nós dirigimos nossos carros de corrida
Nós comemos nossos últimos poucos potes de caviar
E em algum lugar lá fora, nas estrelas
Um olheiro atento
Viu uma faísca de luz
Nosso último "viva!"
Nosso último "viva!"
E quando eles encontraram nossas sombras
Amontoadas pelos cenários de televisão
Eles investigaram tudo
Eles repetiram todos os testes
Eles checaram todas as informações em suas listas
E então o antropólogo alienígena
Admitiu que eles ainda estavam perplexos
Mas eliminando todas as outras razões
Pelo nosso triste final
Eles registraram a única explicação que restou:
"Essa espécie se entreteve até a morte"

Sem lágrimas para chorar, sem sentimentos restantes
Essa espécie se entreteve até a morte
Se entreteve até a morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário