Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Brás Cubas e Bentinho(segunda parte)


Também me identifico com Dom Casmurro, o Bento Santiago, mais conhecido como Bentinho.
O homem era muito ciumento, acabando por achar que sua tão amada esposa, Capitu, o havia traído com seu melhor amigo, Ezequiel Escobar. Se separaram devido às suspeitas de Bentinho. Capitu, claro, negava a traição. Bentinho achava que o filho deles era muito parecido com o seu amigo, daí, o menino seria fruto de um relacionamento extra-conjugal entre sua amada esposa e seu estimado amigo.

Enquanto Capitu aceitou com tranquilidade a separação e tocou sua vida, Bentinho se tornou cada vez mais amargo e solitário. Renegou seu filho, já que pensava que ele não era seu pai, era fruto de um adultério.

Ciumento e desconfiado como Bentinho, pra mim, Capitu o traiu.Mas, questiono meus atos e pensamentos... assim como Bentinho, posso estar enganado. Até hoje, tirante opinantes radicais, ninguém soube responder ao certo se Capitu traiu ou não o Bentinho.

Bentinho era inseguro, era considerado fraco, e sua criação contribuiu para isso. Foi um menino mimado, criado sem a presença do pai, que faleceu precocemente.

Entendo o sentimento de Bentinho, afinal, além de super ciumento, sou inseguro, sou considerado fraco, tive um pai ausente e ao mesmo tempo rude e autoritário. Mas, não cheguei bem a ser mimado, e nunca fui rico.

Portanto, Bentinho tinha seus motivos para desconfiar da fidelidade de sua esposa, Infelizmente, há até os que o chamam de "bundão"(não deve faltar, claro, quem não  pense de mim da mesma forma-rs).

Ora, Capitu era uma mulher independente, forte, que sabia o que queria. Pelo que entendi, até de melhor aparência do que o Bentinho; era mais cheia de vida, dinâmica.
Creio que qualquer homem com as características do Bentinho, ficaria inseguro tendo um romance com uma mulher assim.
E se fosse o contrário, um homem forte, dinâmico, elétrico, bonitão, casado com uma mulher tímida, fraca, insegura, não muito bonita, ou mesmo feia, ela teria a mesma reação, as mesmas suspeitas que teve o Bentinho.

Isso é mais uma das coisas que não me conformo a respeito do meu relacionamento com a minha ex-paixão. E ela, há anos atrás, quando dizia me admirar, percebendo meu ciume exacerbado, chegou até a fazer um depoimento bonito pra mim, no orkut, no qual me compara ao Bentinho.
Eu próprio falei da minha insegurança, como relatei acima, com ela.
Além de não aceitar, parece que ela não me entendeu, só pode.

Hoje, a visão que tenho a respeito da minha ex-paixão é bem negativa, e o que ajudou um pouco a ter esta visão foi o fato dela pensar tão mal de mim, só de atribuir a culpa à minha pessoa, pelo malogro do nosso relacionamento e ainda não me dando chance de defesa, ao me acusar de traidor(nem quis ler meu e-mail, quando me defendi).

Não é revange, não estou vingando, mas, assim como ela pensa mal de mim, pode dizer que sou  maluco , que preciso me tratar, que sou tudo de ruim, até mesmo um safado, eu não posso pensar mal dela também, não posso ter fortíssimas suspeitas que ela sofra de Transtorno de Personalidade Histriônica?

Vivo falando e falando, que reconheço meus erros, ciente que toda pessoa muito ciumenta , pode ser injusta, enxergar o que não existe, exagerar... mas ela igualmente é assim, ciumenta como eu. Ela age como se fosse uma psicóloga das mais competentes, que não erra no seu diagnóstico, como se fosse a dona da verdade, coisa que eu não faço, estou sujeito a erros. Até mesmo conhecer a si próprio , é difícil, pior ainda ter uma opinião formada a respeito de outra pessoa, dando um veredito definitivo sobre seu caráter, ainda mais no âmbito virtual.

E se houvesse um juri, imparcial e honesto, que julgasse nosso conturbado caso, teria muito trabalho, um trabalho árduo, demorado, e o veredito seria: ambos culpados, ambos geniosos, excessivamente ciumentos, cada um com sua convicção e ponto de vista. Mas, ela vivia falando que eu tinha 100% de culpa pelos nossos desentendimentos. Numa de nossas últimas conversas, melhorou, baixou para 90% de culpa...

Não posso provar que ela gosta de seduzir e provocar, e se for isso, pode ser até inconscientemente. No entanto, foi isso que ela me passou. Ela é muito insegura também, por isso que suspeito que lá no fundo, ela não queria mesmo um compromisso, já que não confiava em mim, temia em ser traída.

Entretanto, a minha Capitu parece ter aceitado conformadamente a separação, e assim como a Capitu de Dom Casmurro, está seguindo sua vida, cheia de objetivos, divertimentos, interações, incluindo uma participação ativa no Facebook; e afinal, foi ela que não me quis mais(neste sentido, nosso caso não parece com do Dom Casmurro).  Enfim, ela deve estar feliz.
Quanto a mim, como Bentinho, estou amargo, solitário...
Ela ganhou, eu perdi. Assim é a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário