Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Uma Vez Misantropo, Sempre Misantropo(primeira parte)


Eu já era pessimista antes de conhecê-lo. Depois que o conheci, por volta dos anos 1984/85, aí fiquei bem mais pessimista. Estou falando do filósofo alemão Schopenhauer(1788-1860).

Não concordo com tudo o que ele disse, mas ele acertou , como ninguém no mundo, sobre a condição humana, sobre o sentido (ou falta dele) da vida.

Sem ser um intelectual, acabei me tornando parecido com o filósofo, bem parecido. Na verdade, em termos de admiração, Schopenhauer é a pessoa de minha preferência. Amar, gostar, é diferente de admirar. Eu amava a minha mãe, mas não a admirava, embora reconheça que ela era uma boa pessoa, com mais qualidades que defeitos.

Schopenhauer era um mal humorado, ferrenho crítico do comportamento humano. Solitário, rabugento, de língua ferina, bem parecido comigo.

No próximo mês faz seis anos que minha mãe faleceu. Será que a perda dela afetou minha sanidade? Sinceramente, não sei responder, mas acho mais provável da resposta ser "não", apesar da dor enorme que senti, na ocasião. Porém , a conformação pela sua morte veio mais rápido do que eu imaginava.

Três coisas que acredito tenham afetado a minha sanidade: a poluição sonora, a qual fui vítima, há cinco anos, quando morava de parede e meia com um vizinho; o malogro do meu caso com a minha ex-paixão e a venda dos meus discos.

Não, não é só isso não. Problema financeiro, com a aproximação do fim do meu capital, apatia, falta de objetivo e a minha idade já avançada, não esquecendo da hereditariedade, já que a minha família, pelo lado paterno, é formada de gente solitária, angustiada, de difícil trato. Tudo isso, contribui para o meu comportamento nada convencional, com os constantes surtos.

Tenho uns 300 cds, quase 1000 cd de mp3, e, depois da venda dos vinis, já não estou escutando música com mais prazer. Tenho escutado menos. Ontem mesmo, à noite, eu pretendia escutar mais um disco, de repente me veio em mente de postar, e postei "Evolução dos Porcos", mais uma das minhas incontáveis críticas ao comportamento humano.

2 comentários:

  1. http://darksecretpersonalityintroverted.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi. Dei uma olhada no seu blog. Gostei dos seus textos. Está havendo um bug e não estou conseguindo responder os comentários no google chroome, só no firefoxx.

    ResponderExcluir