Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A Morte de Um Tio(2)


Tio M era alegre, brincalhão, animado, comunicativo, sociável.
Nem sei ao certo se ele tinha o ensino médio, mas era um homem culto, simpático, que conversava muito bem... carismático.

Tinha também uma das maiores qualidades que admiro numa pessoa: era calmo. Parecia não esquentar muito a cabeça...
Há muitos e muitos anos atrás, um lote seu foi invadido. Ao chegar até o lote, o invasor, um negão, quis o encarar, o desafiou... ele preferiu perder o lote. rs. E ele, contando o caso, foi bem engraçado.
Aliás, ele era especialista em contar piadas. Mesmo eu, que não sou chegado em piadas, gostava quando ele contava, já que o mesmo contava muito bem, e era o primeiro a rir, e tinha a mania de explicar a piada(rs).

Ele tinha umas tiradas incríveis. Na minha juventude, ciente que eu não estava parando nos empregos, começou, muito sério(rs), a me dar uns conselhos, numa conversa. Fiquei calado, só escutando... no final, ele diz: "vc está querendo moleza?! Então, pega no pinto do Cauby"... e começou a rir.
Neste século, o marido de sua irmã, já sessentão, resolveu comprar uma moto, o que deixou minha tia indignada(rs). Em pouco tempo de uso, sofreu um acidente. Se machucou, mas nada grave.
Estávamos numa comemoração de aniversário(não me lembro se da minha mãe ou de seu companheiro), na varanda, bebendo e comendo, ele, sua atual mulher, seu cunhado, o companheiro da minha mãe e eu; aí o cunhado revelou que o acidente não foi imperícia dele, que a moto estava com defeito, e ainda reclamou do azar que deu. Então, tio M disse: "O R (o cunhado) é tão azarado, que se chover boceta, cai um pinto em cima dele"rs. E começou a rir... todos riram, menos a sua mulher, que ficou vermelhinha, chamou sua atenção e saiu de perto de nós.rs

No começo dos anos 90, eu e minha ex-esposa , estávamos passando um final de semana na casa dos meus pais. Minha avó materna também estava lá, seu filho mais velho , o Tio M e sua então mulher.
Juntos com a minha mãe e com a minha ex, estavam jogando baralho, na copa, à noite. Eu estava deitado, querendo dormir,na sala ao lado. Tio M ficou , durante o jogo todo, só a fazer graças. Todo mundo morria de rir.  E ainda deu um peido, alto(rs)... sua mulher o xingou, ele respondeu, brincando: "Pô, a gente não deve segurar...rs

Na minha adolescência, ele jogava baralho com meus pais, minha avó e acho que com outros parentes, em nossa casa. Ele tinha a mania de ficar nervoso , durante o jogo. Não era um nervosismo de brigar, irritante, não , não era, era engraçado. Durante um dos jogos, meu pai não estava participando, mas resolveu dar um palpite. Meu tio respondeu: "Ô J(meu pai), sapo de fora não ronca!".  o velho respondeu, rispidamente: "Eu tô na minha casa!!!". Depois do ocorrido, tio M disse que quando foi embora, teve vontade de telefonar para o meu pai e dizer, simplesmente, "É o J? Então, vai para a pqp!" Mas, ele falou em tom de gracejo.

Ainda na minha adolescência, ele , fazendo as suas palhaçadas, novamente, em nossa casa, voltou do banheiro, com um pinico na cabeça e metralhou a gente(o pinico parecia um capacete de soldados de guerra-rs).

... continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário