Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Se Parecendo Com O Furapano


Furapano foi um colega de serviço, quando eu trabalhei numa multinacional, durante alguns anos, na década de 80.

Trabalhávamos em setores diferentes. Não éramos íntimos. Não me lembro ao certo se conversei com ele mais de uma vez. O que lembro é que nesta possível única vez em que batemos um papo, ele fez uma revelação, que me surpreendeu.

Furapano era mais velho do que eu. Era tipo um peão. Suas tiradas eram engraçadas, seu rosto era engraçado e até mesmo sua voz era engraçada.  Era um boa praça, querido por todos.

Íamos ao trabalho-todos os funcionários- nos ônibus da multinacional. Toda segunda-feira, Furapano dizia a mesma coisa: "A semana está passando depressa... hoje, é segunda-feira; amanhã é terça... depois chega a sexta-feira... e a semana acaba". Não estou transcrevendo direito como ele dizia, mas dito por ele, era muito engraçado, e o pessoal gostava(rs).

E a revelação que me surpreendeu é que ele falou que foi viciado em pinga, durante um bom tempo. O vício o prejudicou em todos os sentidos: com a família, amigos, no trabalho, com a saúde. Ele bebia de cair no chão. Até que decidiu largar o vício. E, paradoxalmente, passou a fazer coleção de garrafas de cachaça. Ele afirmava que tinha garrafas (cheias) , tanto das mais vagabundas(baratas), como das mais sofisticadas(caras).  É uma tentação muito grande, não, um ex-pinguço, com uma coleção de aguardentes, ainda mais que é comum recaídas?

Saí da multinacional, definitivamente, em 1985. Nos anos 90, um ex-colega de serviço, me falou que o Furapano havia se enlouquecido.

Depois de ter amarelado, no final de maio, desistindo de me suicidar, vendi minha tão querida coleção de vinis-uma paixão de 38 anos. Há aproximadamente 2 meses, tenho baixado, na internet, alguns dos discos, gravando-os em cds de mp3. Já gravei uns 150 álbuns.

Isso é um simples consolo, um  mero paliativo . Junto com a satisfação de voltar a escutar certos discos, há a frustração, já que os cds não tem capa, que a sensação de escutar um vinil original é bem melhor... e ainda bate a saudade dos discos, 1238 "bolachas". Recordo também, em alguns casos, a época em que os adquiri...

Outro porém, é que não terei tempo de baixar nem metade dos álbuns, já que meu dinheiro irá se acabar daqui alguns meses.

Eu não me matei, mas ao cometer a burrada de não fazer tal ato e vender a coisa que mais me deu prazer  durante toda a minha vida, fiquei mais morto do que eu já estava.

E resta o consolo de ainda ter uns 300 cds originais, uns 1000 de mp3 e ainda beber minhas pingas. Mas, não bebo o dia inteiro, sou comedido, não me embriago como o Furapano. Rock e pinga, as únicas coisas que ficaram na minha vida.

Sem pais, sem o parente que mais me dava forças(o tio que faleceu recentemente), sem ELA(uma das maiores decepções da minha vida), sem dinheiro, sem vontade de viver, mas, contraditoriamente, vivendo(deve ser por causa da droga do instinto). E a novela enfadonha continua... Será que vou enlouquecer ? Ou já estou louco?

Mas, tudo é uma ilusão...

Ilusão(Ken Hensley)

Em uma floresta conhecida como desgosto
Em uma clareira na floresta
percorre um caminho chamado confusão
Perto do jardim de delícias

Você vai chegar ao rio do desejo
E humildemente tentar atravessá-lo
Embora o vale do amor
continua evitando você
Porque é apenas uma ilusão
Apenas uma ilusão

Em cima da colina de ideais elevados
Você começa a se perguntar se isso é real
Está chegando o oásis do sono
Você começa a se perguntar como você se sente

Mas isso acontece tão rapidamente
que não se encaixa em suas cenas
Faz sacudir e virar
As estrelas de tantas cenas
É apenas uma ilusão
É apenas uma ilusão

Confession (Ken Hensley)

Me desculpe pelas coisas que eu fiz
E as vezes que fui  um pouco errado
Tente entender
Que eu fiz meus planos
Com meu amor por você em mente

De vez em quando você tem a idéia errada
E eu não sei como deixar isso claro
Se o meu coração não mostra
É porque eu não sei
O melhor jeito de dizer que eu te amo

Todo os dia de vida
Você preencherá  meu coração
Com a respiração da primavera
E eu procurarei no universo
Por alguma alegria
Que eu não consegui trazer a você


Nenhum comentário:

Postar um comentário