Total de visualizações de página

domingo, 12 de outubro de 2014

Bandeiras Brancas - Dia Das Crianças






Meu sentimento em relação às crianças é similar ao que sinto pelos animais: gosto, mas não sou fanático, não sou de ficar brincando, pegando...

Curto o jeito das crianças, a inocência, a sinceridade, a curiosidade, o sorriso, o modo como elas olham para os adultos. Porém, elas costumam ser cansativas e fazem muito barulho(rs).
Os adultos têm de ficar atentos para que nada de mal aconteça com os pequeninos, que não têm juízo, não tem discernimento das coisas. Assim é a condição humana; a criança é um ser indefeso e carente, e muitas são vítimas de pais tiranos e/ou ausentes.

E,geralmente, a infância é uma fase feliz. Eu, por exemplo, só fui feliz quando criança. As crianças são bobas, ingênuas, como dizia o filósofo Schopenhauer, são felizes porque são ignorantes.

Eu não gostaria de ser criança outra vez. Schopenhauer, mais uma vez, tem razão: melhor para o homem, seria não ter nascido.

Me lembrei de um idoso, na adolescência, quando ele presenciava uma criança chorando, dizia: guarde suas lágrimas para depois. E como as crianças choram! Uma pena! A carência é enorme, o coração é faminto. E muitas e muitas têm a barriga faminta também.

Mesmo tendo 58 anos, continuo uma criança, mas uma criança velha, sem esperanças, sem perspectivas, resmungona, amarga, com maus pensamentos. Uma criança em conflito, que já não tem mais seus pais.

E ,agora de manhã, vi uma foto, no Facebook, daquela que sonhei um dia ser minha enteada... uma foto quando ela era criança... linda! Que pretensão a minha, querer ser padrasto dela! E tenho quase certeza que ela não gosta de mim. Que foi contra meu caso com a sua mãe, isso tenho certeza.

A paixão nos tira do sério, nos faz delirar e se expor ao ridículo.

Quando alguns de meus primos eram crianças , eu, já adulto, os tratava bem, tinha paciência com eles. Tem que se ter muito jogo de cintura para lidar com as crianças, tem que haver um equilíbrio para não reprimi-las e nem deixar elas fazerem tudo que querem.
Uma coisa é ser paciente , ficando apenas algumas horas diante de uma criança... outra coisa é o contato direto. Não sei se eu seria paciente, caso criasse alguma criança. Nunca quis ser pai. Sou bem individualista. Gosto de liberdade e já é difícil eu me preocupar comigo mesmo, então... Mal dou conta de me cuidar.

O presente que esta eterna criança aqui quer ganhar, é a paz, é ter uma alma mais leve, mais tranquila, mais sábia, equilibrada, o que é quase impossível. Neste pouco tempo que me resta, quero sempre estar com as bandeiras brancas hasteadas. Que a paz esteja comigo e com todos, em especial às crianças, já que hoje é dia delas.

"Bandeiras Brancas

Segure-me perto, não tema o meu corpo. A carne é fraca, necessita ser tocada.
Suas mãos estão famintas de querer conhecer.
Seus olhos estão fechados, mas ainda aparecem.
Acenda as bandeiras branca da rendição.
A guerra acabou, a batalha terminou.
Como o floco de neve na minha mão que está derretendo,
Você não pode sentir meu amor?
Não pode? Você não pode sentir meu amor?
À espera de ser tocado? Você não pode sentir meu amor?
Como o céu toca o mar, surgindo, nós estaremos.
Você não pode sentir meu amor?

Em meus braços sem medo de cair - podemos partilhar a minha gravidade.
Veja como o tempo vai parar para sempre,
No momento em que nossos olhos se encontram.
Acenda  as bandeiras branca da rendição.
A guerra acabou, a batalha terminou.
Como o floco de neve na minha mão que está derretendo,
Você não pode sentir meu amor?
Não pode? Você não pode sentir meu amor?
À espera de ser tocado? Você não pode sentir meu amor?
Como a lua toca o sol, um eclipse, então vamos partir.
Você não pode sentir meu amor?

Capture meus sentidos.
Destrua minha percepção.
Leve-me! Leve-me! Embora! Embora! Amor!"

                 Sou Uma Criança, Não Entendo Nada

Erasmo Carlos

Antigamente quando eu me excedia
Ou fazia alguma coisa errada
Naturalmente minha mãe dizia:
"Ele é uma criança, não entende nada"...
Por dentro eu ria
Satisfeito e mudo
Eu era um homem
E entendia tudo...
Hoje só com meus problemas
Rezo muito, mas eu não me iludo
Sempre me dizem quando fico sério:
"Ele é um homem e entende tudo"...
Por dentro com
A alma atarantada
Sou uma criança
Não entendo nada...

Capela(Tony Damito)

Quanta saudade sinto da nossa casinha
Bem pertinho da pracinha da matriz lá do lugar
Ainda criança eu vibrava de alegria
Ouvindo a melodia dos sinos a tocar
Quanta saudade das fogueiras de São João
Dos arvoredos enfeitados de balão
Daquela gente com pés no chão
Feliz rezando
A bandinha ia tocando no final da procissão
E aos domingos levantava bem cedinho
Vestia meu terninho e corria pra capela
Rezava apenas uma Ave Maria
Porque o que eu queria era ficar pertinho dela
Quanta saudade das gangorras de cipó
Quando escondia os chinelos da vovó
Da escolinha, nove e oito, dezesseis
Ai meu Deus que bom seria
Ser criança outra vez



Nenhum comentário:

Postar um comentário