Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Solidariedade e Consciência

Tenho postado quase que diariamente. Hoje, já postei duas vezes, na parte da manhã.

E, há pouco , me veio algo na cabeça, quando eu ouvia um cd da grande banda húngara, Omega, um outro post.
Penso que este é  um post que não posso deixar de postar. Neste ponto, é melhor não deixar para amanhã, o que podemos fazer hoje.

Solidariedade e Consciência:

Ultimamente, tenho pensado muito em um dos meus sobrinhos.
Ele está com 58, ou seria 59 anos? Bom, sei que ele está quase chegando à terceira idade.

Ele está numa situação bem difícil, preocupante.
Está falido. Seu dinheiro acabará daqui a dois meses, e, pasmem, ele diz que não tem mais como sobreviver, não tem como trabalhar mais, até afirmando de falta de condições psicológicas para voltar ao trabalho. Ele também alega que tem uma despesa mensal em torno de 1.000 reais, e isso , fazendo muita economia.

Sou uns dez anos mais velho do que ele. Convivi com meu sobrinho, desde seu nascimento.
Ele morou perto de mim, com seus pais, quando eu morava com a minha mãe.
Levava-o aos cinemas, em algumas ocasiões, no domingo.
Se formos pensar bem, eu estaria mais para um irmão mais velho do que um tio.

Mas, não tínhamos muita afinidade. Sempre gostei mais do seu irmão. Este , sim, um menino de ouro, atencioso, sociável, flexível. Meu sobrinho mais velho, foi rebelde, antissociável, diria até chato e antipático.

Ano passado, meu irmão se comunicou comigo, preocupadíssimo com a situação do nosso sobrinho.
Revelou que o dinheiro dele estava prestes a se acabar e que ele estava com ideias de suicídio.

Respondi ao meu mano que eu nada poderia fazer. Ora, ralei a vida inteira. Estudei feito um condenado. Até hoje trabalho... e ele? Nunca parou nos empregos, só a pedir demissão... acabou acontecendo isso. Será que ele nunca pensou que um dia poderia perder os seus pais?
Ele não está nem aí pra gente. Outra coisa: por que ele não vende seus discos?
Poxa, ele tem uma coleção enorme de vinis! Quando estamos apertados , uma das alternativas é vender algum(ou alguns ) do(s) nosso(s) patrimônio(s). Além do mais, tenho minhas despesas...

E , neste curto espaço de tempo, meu irmão, inesperadamente, faleceu, de ataque cardíaco. Isso ocorreu, há quase seis meses atrás.

Segundo meu saudoso irmão, o dinheiro do meu sobrinho terminará em breve. Fiquei surpreso de sua viúva ter dado praticamente todo o vestuário do meu irmão para o nosso sobrinho.

Pensando muito no caso, meu sobrinho sempre foi muito complicado, um desajustado. Até suspeito um pouco que ele tenha uns parafusos a mais(ou a menos).

Preguiçoso,comodista, temperamental. Mas, pombas, ele é meu sobrinho, filho da minha saudosa irmã, que tão boa foi para mim e para minha esposa, até mesmo quando ficamos hospitalizados...

Minha irmã temia tanto que ela morresse e ele não tivesse como sobreviver, fato que acabou acontecendo.

E tem mais: com todos os seus erros, ele é uma pessoa honesta, quieta, nunca se envolveu em confusões, nunca usou drogas. Ele não tem seus 20 anos, tem quase 60, o que dificulta mais ainda arrumar um emprego. Talvez, ele tenha pouco tempo de vida... nunca se sabe...
Outro fato interessante: ele não é explorador, não é pidão, não nos incomoda...

Ganho tão bem, então, eu poderia ajudá-lo, depositando mensalmente 1.000 reais em sua conta.
Ou melhor ainda, poderia dividir esta quantia com minha esposa e meus dois filhos: 250,00 reais para cada um. Até mesmo poderia tentar com os dois filhos do meu irmão falecido, que contribuísse, com a quantia não ultrapassando a 1.000 reais. Isso, além de impedir seu suicídio, seria uma bela homenagem ao nossos saudosos irmãos, que tanto gostavam e se preocupavam com ele.

Fim

Nota: se eu fizer o corte final, deixarei este texto visível, aqui em casa... é, escrito a mão.

8 comentários:

  1. Esse texto seu me lembrou um livro do Dostoievsky , chamado "o Duplo" em que um funcionário público chega para trabalhar e encontra ninguém menos que ele mesmo sentado em sua mesa de trabalho. Na verdade não era ele , e sim a pessoa que ele sempre desejou ser e nunca conseguiu. Excelente Leitura.

    Meu caro,

    Seguinte, como eu j disse aqui , na época em que eu fica estudando para concursos, minha mãe depositava 300 reais na minha conta para poder passar o mês inteiro. Foram tempos difíceis. Mas isso realmente me incomodava, essa dependência .

    Não consigo encaixar esses dois fatos na sua pessoa, misantropo, niilista, eremita e disposto a ficar recebendo mesada de parentes ? Não estou fazendo julgamentos se vc deve aceitar ou não, apenas não compreendo.
    Pelo visto, vc usufrui de alguns luxos básicos, como casa , comida, proteção,internet ,telefone e outras coisas. A maioria das pessoas odeia trabalhar, não se dá bem com chefes e gostaria de se autodenominar vagababundo,misantropo, niilista, eremita mas disposto a receber uma mesada de parentes . Efim, começo a escrever , mas quando percebo me perco nos pensamentos e quero parar de imediato. Como agora. hehehe

    Não é julgamento , nem nada. Cada um sabe onde o sapato aperta.

    Explique melhor o motivo do post.

    Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tolstoi. Neste horário nem costumo usar computador. Mas depois de lanchar, tomar meu banho e (tentar) ouvir música, a chuva não deixou. Daí, estou aqui.

      Primeiramente, nunca recebi mesadas, nem dos meus pais, quanto mais dos meus parentes.
      Não sei desde quando vc acompanha meu blog, mas, além de ter relato neste, relatei nos outros grande parte da minha vida.

      Talvez, eu não tenha me expressado direito. Dependi dos meus pais, durante muito tempo da minha vida, mas sem mesadas, sem pedir dinheiro para dar um passeio. Trabalhei numas 21 firmas.

      Fiquei muito tempo desempregado, mas quando trabalhava, juntava um dinheirinho. E o privilégio que tive foi que não precisava ajudar em casa.

      Vc errou em dizer proteção, pois, pode ser novamente que não fiz entender, mas nestes quase seis anos em que vivo só, não dependi de ninguém. Não tenho telefone há quase dois anos.
      A ajuda que meu falecido tio me deu, repito, foi mais moral. 200 reais em um ano, para quem gasta uns 1.000 reais por mês, é proteção?

      Sou um eterno inconformado com a vida, Tolstoi, mas, infelizmente, tenho aquela merda(desculpe o palavreado) que se chama instinto, por isso que ainda não me matei.

      Sempre, sempre,me incomodou depender dos outros, e dependi dos meus pais e, depois da minha mãe com o seu companheiro.
      Fora isso, dividi minhas contas quando eu era casado; ajudei , e muito, quando morei com a minha avó materna.

      Ora, um misantropo tem que virar mendigo?

      Reconheço que acabei caindo numa contradição.

      E volto a repetir, por causa desta merda chamada instinto, ainda tenho uma vontade,que é pequena, mas existe , de ainda viver. É uma bobagem, mas existe, por mais ínfima que seja. Ainda não tive coragem de me matar. Quem sabe um dia...

      Sobre o texto, se vc leu os anteriores, no qual eu falo da minha tia, me pus no lugar dela. Jamais tive admiração por ela, ou por qualquer capitalista no mundo, jamais!

      Tenho um desdém muito grande pelos grandes empresários, pelas pessoas bem sucedidas. Jamais quis ter o fardo de ter filhos; de ser um patrão, dos mais filhos da puta, a explorar seus subalternos. Jamais quis ser um funcionário público, a ganhar muito e trabalhar pouco!

      A bosta do instinto de vida me faz esta enorme contradição, até mesmo esperando, imaginado uma ajuda de uma pessoa tão desumana como a minha tia. Pedir não peço,mas quem , a não ser que não tenha mesmo instinto de viver-apesar dos pesares e nadas da vida- rejeitaria uma ajuda.
      Até o genial Edgar Allan Poe, na miséria, aceitou doações.

      Outra coisa sobre o texto, bem importante por sinal, se eu tivesse no lugar dela, e foi isso que fiz, eu ajudaria a pessoa necessitada. O texto também foi uma crítica àqueles que não tem piedade, que só pensam em si, que não amam, como parece ser o caso da minha "querida" tia.

      Excluir
    2. Um misantropo pode ter aversão pela sociedade, justamente pela falta de solidariedade e amor dela... pela hipocrisia.

      Será que alguém já nasce niilista?
      Eu, pelo menos, não nasci deste jeito, me tornei assim.

      E quando a companhia dos outros não é agradável, melhor ficar consigo mesmo, não, o eremitismo?

      No entanto, ser antissocial, eremita, misantropo, niilista, não significa ser mal educado, não gostar de uma bela mulher-podendo até se apaixonar- e gostar de um bom papo. Não significa indiferença e frieza.

      Penso que Schopenhauer e Bokowiski eram sensíveis.

      Excluir
  2. Meu caro,
    Vc pensa em suicídio desde sempre ou só quando o dinheiro começa a acabar?
    Vc odeia empresários bem sucedidos, mas viria a calhar um parente que te ajudasse? E empresários pobres , que trabalham feito loucos,tem 1 ou 2 funcionários e não ganham dinheiro? Esses podem ser amados?

    Desculpe a franqueza, mas vc me parece , na minha visão de fora , um revoltado com a vida , com as pessoas , com sua aparência, enfim , revoltado com o rumo que a sua vida acabou tendo.

    Vc cai em muitas contradições quando escreve : " Jamais gostaria de ser funcionário público, de trabalhar pouco e ganhar muito ". Ao invés disso vc prefere não trabalhar e culpar sua tia por não lhe ajudar? Vc acha mais coerente se sua tia resolvesse lhe dar 10 mil reais por mês ou trabalhar pouco e ganhar 10 mil reais por mês?

    Desculpa, mas seu discurso é um discurso de revolta.

    Cansei de noivo...hehehe
    Mas lhe aprecio.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Tolstoi,

      Não fui feliz ao dizer que odeio, não só empresários, como pessoas bem sucedidas. Nem todo empresário explora dos seu funcionários, mas isso, é exceção. Aprecio um micro empresário e um autônomo bem sucedido, e nem todos os funcionários públicos são sugadores, embora muitos ganham bem mais do que merecem. A desigualdade no tocante a salários no Brasil, é gritante!

      Desde os 18 anos, penso em suicídio. Mas, nestes últimos tempos, o que me estimula a me matar é o fato da minha grana acabar. Mas, também tem outra coisa que incentiva: a chegada da terceira idade.

      Vc acertou ao dizer que sou revoltado com tudo, no entanto, bem antes deste rumo que a minha vida tomou, eu já era revoltado, e muito!
      Ora, basta entrar de cara no blog, pra perceber a minha revolta e descrença: foto e citação de Schopenhauer, citação similar de Sófocles, etc...

      Sobre contradições, vivo falando isso, e antes mesmo de eu começar a usar computador, pensava sobre isso: não quis estudar, rejeitei diversas firmas,acabei dependendo da minha mãe e, mais ainda, do seu companheiro, financeiramente. Contudo,como vivo falando, não me arrependo de não ter querido estudar e de ter me demitido das firmas.

      Todos são contraditórios, o mundo é contraditório. O Deus do antigo testamento é capitalista, o Deus dos judeus. O Deus do novo testamento é comunista, o Deus de Jesus Cristo.
      E o mundo é isso aí, o capitalismo triunfou, o comunismo perdeu, pq pela leia da vida, quem progride mesmo é explorando, até roubando, sonegando. A mais valia chegou para ficar há anos e anos...

      Sei até de casos, não sei se vc sabe, de mendigos que não pedem esmola, mas ganham...
      Na situação em que me encontro, eu aceitaria ajuda até do diabo, apesar de não lhe dar minha alma.Mas, pedir , não peço. Não incomodo, não exploro.

      E eu, como acho que expliquei bem neste post, ajudaria o meu sobrinho, principalmente pelo fato de tê-lo visto nascer, de ser um parente bem próximo, de tê-lo visto crescer, de ter consciência dos seus problemas e das suas limitações, por ter sido amado pela mãe dele(minha irmã), pela sua idade avançada e por eu ter muito dinheiro.

      "Cansei de noivo?!". Ou cansou de novo?rs. E por que?rs

      Grato pelo comentário, sincero , mas sem baixar o nível.

      Abraços!

      Excluir
    2. Mais uma coisa: eu não gostaria que meu sobrinho se matasse, nem que se tornasse mendigo.

      Excluir
  3. Boa tarde Amigo.
    Quem somos nós para julgar uma situação, pior ainda uma pessoa [ o sobrinho] ele pelo que observei já trabalhou e teve problemas, recebeu e está ainda recebendo o dinheiro do seu ultimo trabalho, agora com quase 60 anos está sim muito dificil arranjar trabalho. É tão fácil julgar, como já te disse eu tenho um irmão com o mesmo nome desse sobrinho, ele trabalhou a vida toda, mas foi demitido porque ficou doente, recebeu inicialmente uma aposentadoria, que logo depois foi cancelada, agora se encontra sem nenhuma renda, nesse momento a família deve se unir e ajudar, afinal estamos nessa vida para ajudar um aos outros, ele recebe apoio, mas tem gente da minha família por achar que dinheiro é tudo ajuda mais o humilha, ontem mesmo disse a ele que ele não precisava disso, pois enquanto eu viver ele terá com certeza como sobreviver. Nesse caso esse que negou ajudar e faleceu, com certeza será julgado por quem de fato pode fazer Jesus Cristo. Nada justifica a retirar a propria vida, não sabemos o que nós espera do outro lado, seguir em frente é necessário, mesmo que o futuro pareca sombrio, não podemos temer, nada acontece a quem não pratica o mal. Quanto menos esperar sugira uma saída, onde há vida, há esperança. Eu lhe desejo muita paz nesse final de semana que se inicia, você tem o meu emalei, se quiser conversar estou a sua disposição. pode contar comigo. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Mirtes, primeiramente, li seu mais recente post, e fico muito contente por vc estar tão animada e alegre. E, como todos, torço imensamente para que vc tenha uma boa saúde.

    Sua mensagem foi muito bonita. Mensagem de uma pessoa caridosa, bondosa.

    Só tenho a agradecer e lhe desejar tudo de bom.
    Abraços

    ResponderExcluir