Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Três Pessoas Diferentes

Nesta semana, graças a um conhecido, descobri o e-mail de um outro conhecido, o qual há uns 15 anos , eu não tinha contato. Conheço-o de lojas de discos.

O lojista que comprou minha coleção de vinis, me revelou, há 4 anos atrás, que o J(a inicial do conhecido meu) quis sair no braço com ele, em pleno centro de Belo Horizonte. Isso me deixou perplexo, já que o J sempre me pareceu super tranquilo...

No e-mail, que enviei para o J, contei a ele da briga que tive com o M(a inicial do lojista), através de e-mails, e perguntei o motivo dele ter tentado agredir fisicamente o lojista.

Sua resposta me deixou pensativo ,me inspirando a fazer este post. O M, mais uma vez, demonstra ser um tremendo de um mau caráter. Quando ele me contou o episódio, disse que o J o quis agredir, mas ele, alegando ser um homem de 50 anos de idade, não brigaria na rua... M deu uma de superior. Mas, a verdade é outra.

Três pessoas diferentes: um sujeito arrogante, pretensioso, desbocado, que compraz em desmerecer os outros, megalomaníaco, agressivo verbalmente. Um cara rancoroso, irado, que deseja mal a seus desafetos, que tem ímpetos até de matar seus inimigos. Um indivíduo que perdoa, que se arrepende de ter sido agressivo, que não quer o mal para seus desafetos.

Para quem me ler, e quer entender, leia o post, no qual brigo com o M: http://isolamentotal.blogspot.com.br/search/label/Desajustado%20Psic%C3%B3tico%20Psicopata%20e%20%20at%C3%A9%20Serial%20Killer%20Enrustido%20%282%29

Eis o e-mail, que o J me enviou. Apesar de muito longo, creio que vale à pena ser lido.

"O que vc falou realmente aconteceu. Eu acabei perdendo a cabeça, mas, peço encarecidamente que não me julgue mal. Eu não sou violento, nem gosto de brigas. Deixe eu explicar melhor o que houve entre mim e o M.

Ele me convidou para ser um sócio e eu disse que não tinha condições financeiras. Ele respondeu que nesta sociedade ele contaria não com dinheiro, mas sim com o meu conhecimento acumulado em todos estes anos trabalhando em lojas de vinil, e minha honestidade (ele já me conhecia pois eu já havia trabalhado com ele antes).

O M me disse que se caso eu comprasse dentro da loja algum disco que me interessasse, com meu dinheiro, eu poderia ficar para mim. Eu estava muito empolgado. Ele montou a loja e eu comecei o meu trabalho (colocar em ordem, separar estilos, estas coisas). Então apareceu uma pessoa vendendo uns vinis dos Beatles, mas o preço era alto e ultrapassava a margem de valor que o M permitia para compra. Eu comprei os Lps.

Quando ele chegou, eu mostrei os discos e contei tudo certinho. Mas ele voltou atrás com sua palavra e não me deixou ficar com os vinis. Só isto não era motivo para eu me zangar, mas ele começou a dizer algumas palavras ofensivas. Parecidas com o que vc disse que ele te falou. Coisas sobre ele ser muito rico, sobre nós todos sermos inferiores por ganhar pouco... Disse que éramos "bostas" perto dele, e disse isso que vc falou, sobre ele ganhar 23 mil reais, essas coisas.

Eu rebati educadamente, com paciência, e disse que para mim o real valor de um homem estava em seu caráter. E disse que eu também tinha um curso universitário (sou formando pela UNI BH em Publicidade), mas que isso não me fazia acreditar que eu era melhor que ninguém. Que todo ser humano é igual, e que se a pessoa tem um caráter honrado, honesto, é um ser humano digno.

Quando eu disse que eu não ia querer trabalhar com ele, ele ficou muito nervoso. Começou a falar alto comigo e me ofender muito. Eu simplesmemte saí da loja e quis ir embora, mas ele chegou por trás de mim e me empurrou forte com as duas mãos. Ainda assim eu mantive a compostura e fui embora.

Dois dias depois, eu estava na galeria do rock com meu amigo  D. Nós conversávamos, quando o M apareceu. Ele passou por mim e fez sinais com as mãos para mim. E fez aquela cara de nojo que ele faz sempre (vc já deve ter visto).

Foi aí que eu perdi a cabeça. Eu sou uma pessoa franzina, sou fraco e magro. Mas eu sou um ex praticante de Kung Fu (Shao Lin do Norte - Wu Shu). Ele estava me subestimando e eu creio que ele achou que eu nunca iria reagir. Mas tudo veio de uma vez na minha cabeça. Todas as coisas ruíns que eu já vi ele fazer com as pessoas humildes. Toda a arrogância que ele despeja sobre as pessoas, e o empurrão que ele havia me dado.

Calmamente eu pedi a ele que parasse. Disse que eu se ele passasse por mim com respeito estaria tudo bem, mas como ele fez isto eu ia dar uma lição nele. Ele riu e disse: _" Você? Coitado! Quem é você?". E eu enfim respondi que eu tinha sido um lutador,e tirei a blusa. Então parti prá cima dele. Enquanto ele saiu correndo, o D me segurou. Graças a Deus! Eu não sei o que eu ia fazer, provávelmente eu ia me arrepender disso depois. Mas ainda deu tempo de eu gritar em alto e bom som, que ele não era homem. E que se fizesse algo assim de novo comigo ia se arrepender.

Porém, como nos ensina o código de conduta das artes marciais chinesas, no mesmo dia eu estava envergonhado disso. Eu sinto que estava errado. Eu não devia ter feito. Eu me arrependo muito e não tenho nenhum orgulho disso. Eu sou amante da paz. O mundo já está violento o bastante. Não foi para isso que eu estudei o Kung Fu Shao Lin.

Pouco tempo depois, soube do acidente da filha do M. Ela bateu o carro no dia que ganhou. M a tinha presenteado com este carro por ela ter passado no vestibular. Ele sofreu muito, claro, ele amava muito esta filha. Não sei como ela está agora, mas na ocasião estava em coma, correndo sério risco de morte. Disseram que ficaria com sequelas para toda vida.

Eu tive compaixão por ele. Ninguém é de todo ruím. Hoje eu não sinto nada por ele. Nem raiva, nem rancor, mas não tenho vontade de nenhum tipo de aproximação.

Sabe amigo, vc está certo. A vida se encarregará de dar esta lição a ele. Eu desejo que o M pare de agir assim. E desejo o o bem dele, sim. Mas para a convivência comigo é preciso que o espírito dele supere esta falha. Ele deve aprender a respeitar as pessoas não pelo que ganham, mas pelo que elas são.

Eu sei que vc deve estar ressentido, mas deixe que o tempo apague em vc esta marca, Vc é melhor do que ele, com certeza. Enquanto está assim, o M perde as melhores pessoas. Ele está ficando sozinho e um dia vai perceber que a vida é muito mais que dinheiro.

Pelo que vi aqui, ele ainda não aprendeu. Mas vc não deve entrar nessa. Não seja como ele. Ele vai sentir, como sentia quando me via na loja do T (uma outra loja em que trabalhei). Eu estava sempre rodeado do amor de todos, enquanto as pessoas se afastavam dele. Não que eu desejasse isso.

Quanto a vc, não precisa temer o M. Ele é autoritário e convencido, mas não é corajoso, nem violento. Pense na solidão em que ele mesmo se colocou, e na fama que ele está semeando a muito tempo.

Vc gosta de música. É um sinal de que vc tem uma alma sensível e grande. A música deve nos trazer prazer. Ela não foi criada para trazer o mal.

Você devia se afastar dele e de pessoas ruíns. E se aproximar de quem pode acrescentar algo de construtivo a vc. Muitos discos legais ainda virão. Com eles, muitas amizades novas. É nisto que nós devemos nos focar.

Esqueça este episódio, como eu fiz. Coisas ainda virão em sua vida. Se encontrar o M, deixe ele de lado. Se vcs brigarem vc só vai ter problemas, e terá uma marca, uma lembrança triste em sua vida. Isso não te diminui, te engrandece!

Vc vai chegar no mesmo ponto que eu cheguei: Ainda vai sentir pena do M.



Por favor, pense nisso: " Tudo passa. A nossa vida é breve. Daqui a pouco, eu , vc, e o M.vamos todos para o mesmo lugar, e nada vai restar de nós. Será mesmo que estas coisas são tão importantes? O que realmente faz sentido é estar com quem a gente ama, nossa família, amigos legais... Aprender coisas novas, e ouvir o que mais gostamos: Música :)"


Nenhum comentário:

Postar um comentário