Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Um suicídio peculiar

Há poucos dias, tomei conhecimento, através da Radio Itatiaia, de um suicídio, que aconteceu num bairro de luxo, em Belo Horizonte.

Poderia ser somente mais um suicídio...
Bem, minha descrença em relação a vida, é tanta, que não me choco mais com suicídios, embora , claro, entenda perfeitamente a dor de parentes, colegas e amigos daqueles que cometem o auto-extermínio.
Fiquei pensativo ao saber, neste ano, que o tecladista do Emerson, Lake & Palmer, Keith Emerson , havia se matado, aos 71 anos.  Seu caso, também, é peculiar, já que, segundo relatos, ele se matou por estar com problemas sérios de saúde, incluindo dificuldade num dos braços e mãos, o que o impedia de tocar, como tocava outrora, seus tão amados teclados.
Nos seus últimos shows, Emerson tocava com o auxílio de mais um tecladista.
Os críticos musicais não perdoaram, o aconselhando a se aposentar.
Deprimido, o grande músico suicidou.

No caso do suicídio do belo-horizontino, ele, que era dentista, se passava por major do exército.  Há anos e anos , enganava a todos, incluindo a sua esposa, fruto de uma união de sete anos.

O senhor , de 47 anos, possuía uniformes, armas... saía para "trabalhar" no quartel, diariamente, sendo que ainda contava detalhes do seu "dia a dia como major" para a sua mulher.

Descoberta a farsa, o dentista foi preso.  Sua mulher ficou decepcionada, indignada!
Quatro dias depois de ter pago fiança, foi encontrado morto.  Causa mortis: suicídio.

Como sempre, os profissionais da psique , assim como certos leigos, afirmam que o infeliz dentista estava doente... como sempre, a acusação de baixa auto-estima.

Certamente, ao ser desmascarado, sua vida perdeu totalmente o sentido. Talvez, tenha ficado envergonhado com a situação.

Sei que é incrível a capacidade que certas pessoas tem de mentir, de fantasiar; além de caírem no ridículo, brincam com o sentimento alheio.  Um dos motivos para tal comportamento, na minha opinião: egoísmo no mais alto grau.

Vero que a vida é uma mentira, uma coisa sem sentido; algo mesmo sem valor, que até incentiva a alguns de cometerem o auto-extermínio.
Os que não curtem, não aprovam a vida, mas não tem coragem de se matar, continuam a viver,a contra-gosto, como no meu caso.  Ainda resta a música, ainda permanece o rock.
E os três sábios, vistos pela maioria das pessoas como seres problemáticos, recalcados, é que têm razão, a meu ver:  a música exprime a mais alta filosofia, numa linguagem que a razão não compreende(Schopenhauer); a vida seria um erro, se não existisse a música(Nietzsche); a vida é um erro, mas a música atenua tal erro(Roderick Verden).

Nenhum comentário:

Postar um comentário