Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

"O estrago da vida nunca termina"(2)

Bem, ando cada vez mais com o saco cheio de ficar rastelando folhas.
Porém, a pior coisa na fazenda é, justamente, morar numa casa sem forro.
Das 23 residências em que morei, esta é a única que não tem forro.
É comum as noites serem tristes e desagradáveis. É bem incômodo dormir com o rosto coberto, afinal não é nada agradável ser urinado por morcegos e ser alvo de quedas de besouros(dois fatos que já ocorreram comigo na casa).
E é nesta casa/barracão, o local que, em toda minha vida, eu dormi bem mal, o pior lugar , no tocante a insônia, ao incômodo de me deitar... dá até tristeza quando chega a noite, que parece ser interminável.

No sábado, à noite, pra minha surpresa, o caseiro chega no meu lar e me pede 20 reais emprestado... eu o empresto... Ele diz que no domingo, à tarde, quando receber o pagamento do primo, me pagaria.
O dinheiro era para colocar gasolina no carro. Ele iria numa festa.

Não gostei nem um pouco de emprestar dinheiro pra ele, depois do imbróglio, ocorrido há dois meses, quando discutimos, porque ele ficou irritado de eu ter cobrado um empréstimo , pedido pelo seu filho.
Achei muita cara de pau dele e falta de vergonha na minha cara, por ter emprestado a grana.

Á Tarde, percebi que meu primo, como faz, em todos os domingos, chegou de carro, na casa grande, e , logo em seguida, se foi.  E nada do caseiro me pagar...

Irritado, fui até a sua casa cobrar... Não havia ninguém no lar.
Deixei um recado, avisando da cobrança e falando da cara de pau dele e da falta de vergonha minha.
Falei que se ele não tinha ainda o dinheiro pra me pagar, deveria me avisar.
Manifestei meu descontentamento com ele e sugeri que não mais conversássemos um com o outro.
Lembrei que briga de homem , costuma resultar em morte e que se não mais tivéssemos contato, seria melhor pra todos.

Mais tarde, à noite, enquanto eu ouvia música, sentado no quarto, ele apareceu.
Não abri a porta e pedi que ele passasse os 20 reais por debaixo da porta.
Ele fez tal coisa e falou que no dia seguinte conversaria comigo.

Hoje, de manhã, o caseiro apareceu em meu lar, irado.
Discutimos muito!
Ele pôs na cabeça que lhe ameacei de morte, o que achou um absurdo, um ultraje!
Mas, na verdade, não o ameacei, apenas lhe lembrei do perigo de uma discussão acirrada entre dois homens.  Ele, com a mensagem que lhe deixei, no dia anterior, falou que contaria o fato para o meu primo. Decidimos não mais conversar um com o outro, lógico.

No dia em que ele me pediu o dinheiro, me avisou que colocaria a lona no meu quarto, para amenizar a invasão de bichos.  Na mensagem que deixei, eu disse que não queria mais que o mesmo fizesse tal serviço.  E , no nosso bate-boca, o caseiro,como esperado, claro, avisou que não colocaria a lona.

Um serviçal, que costuma prestar serviços na fazenda, presenciou a briga.
Ele já trabalhou na outra fazenda, onde morei, junto com seu irmão, que ainda presta serviços pro casal 0.  Certamente, que a briga chegará aos ouvidos da prima e do seu marido...

Minha situação na fazenda fica mais crítica ainda.  Até mesmo minha integridade física está em jogo.
Certamente, sua esposa, que sempre me tratou tão bem, não mais conversará comigo.
E a reação do primo?

No nosso "diálogo", o caseiro falou que não gostava de confusão e eu retruquei que sou amante da paz.  Porém, sou tão incompetente que mesmo amando a paz, detestando confusão, só vivo em guerra, conflitos, distante do sossego, longe da quietude...

E, novamente, afirmo que me impressiona o fato de ainda estar vivo e com saúde.

Andei falando que tive um sequência de 4 anos péssimos: 2014,2015,2016 e este.
Mas, me esqueci de 2013, que foi horrível também.
Até quando um homem, uma pessoa, pode aguentar viver tão desiludido, em conflito direto com a vida, com muitos dos seus semelhantes, um homem que perdeu tudo, até mesmo o pouco que tinha?
"O estrago da vida nunca termina" e a paz e o descanso, ao que parece, nunca chegarão!

2 comentários:

  1. Meu amigo que situação. Nenhuma pessoa que passa as noites mal dormidas, pode ter a calma necessária para lidar com situações estressantes. Não lhe vejo como uma pessoa de pavio curto. Mas vejo como uma pessoa que vem vivendo a muito tempo uma vida dificil e isso faz com que você toma as decisões por impulso. Quando nós emprestamos dinheiro a alguém sabemos que corremos risco de não receber e mesmo assim continuamos fazendo. Porque ? Nem sabemos. Eu já tenho nas mãos de muitas pessoas dinheiro que na boa fé emprestei e nunca recebi nem uma satisfação rsrs. E isso me deixa com a sensação que foi boba, otária etc. Mas nem sempre é isso que acontece. Quem pega emprestado é porque não tem e como não tem , é porque não sabe administrar o dinheiro que recebe e isso vira muitas vezes uma bola de neve. É por isso que tem um velho ditado que manter uma amizade não empreste dinheiro. E acho valido esse ditado. Porque ao decorrer da vida vemos que é pura verdade. Ate com familiares é o que mas acontece. Que bom que ele lhe pagou e espero que o com o tempo possa voltar a paz. Quando as coisas acalmarem veja com o seu primo a possibilidade de resolver o assunto de cobrir a sua moradia. Porque desse jeito sem dormir direito, sera muito pouco provável que consiga continuar. Pois noites perdidas traz varias sentimentos negativos. Eu quando passo dias sem dormir, não consigo controlar meus atos, fico impaciente e com raiva do mundo. No meu caso quando eu durmo as coisas passaram a ser vista de uma forma mas positivas. Esse é o meu caso. Cada caso é um caso. Eu torço por você e que as coisas melhore. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da sua mensagem, como sempre.
      De fato, para manter uma amizade, não se deve emprestar dinheiro. Mas, pensando bem, não é muito correta a frase, porque amizades também se acabam quando não emprestamos dinheiro. Eu sou mais de negar emprestar grana do que emprestar, mas quando a pessoa sabe que tenho o dinheiro disponível(no caso meu, o caseiro sabe que meu primo me dá din din para as compras) e ela me parece ser uma boa pessoa, empresto, como foi o caso do caseiro.

      Acho que meu filme ficará queimado com o primo. Duvido que ele cobrirá o telhado. Creio que ele vai é correr comigo. Bem, no mínimo, vou levar um puxão de orelha(rs).

      Sono, realmente, faz falta. Veja bem, até vc que me parece uma pessoa bem calma, fica nervosa quando dorme mal.
      E idosos, como eu, necessitam de mais horas de sono.

      Muito obrigado!
      Abraços!

      Excluir