Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Falta de sossego

Uma leitora, que me honra com a sua presença no blog, questionou o que pode ter de errado na fazenda.
Eis seu comentário:  Qual o problema com essa fazenda? O campo é quase sempre todo igual, uma coisa ou outra que difere... mas a vida no campo é sempre a mesma coisa onde vc esteja...verde, animais e sossego...

Há verde, animais, mas nem sempre sossego.
Onde existe vida, pelo que noitei nestes quase 62 anos em que vivo , ou melhor, em que estou preso neste planeta, não existe sossego.  Existem alguns momentos de sossego.

Já relatei no blog, que mesmo certos animais me tiram o sossego. Na atual fazenda, até que tenho sorte por não ter contato com as vacas; já na outra fazenda, o gado bovino costumava me tirar o sossego.

Dentro do meu lar, gosto de solidão, sossego e silêncio, mas nem sempre tais coisas estão presentes.
Vivo revelando isto.  Eu gostava mais da outra fazenda, pelo fato de lá eu ficar por mais momentos sozinho, com um relativo sossego.  Já morei em 23 residências, e as poucas que gostei, o grande motivo era o fato de haver mais silêncio nelas, menos vizinhança, menos movimento humano, menos barulho.

Neste último sábado, nos poucos minutos que fui "obrigado" a conversar com o meu primo, ele me irritou.
Ele é um chato!  Cadê o sossego, convivendo e sendo sustentado por uma pessoa assim, tão vulgar, um megalomaniáco, entre outras coisas?

Já tive divergências com o caseiro, que aparentam superadas.  Ainda assim, não confio nele.
Mesmo ele não me enchendo o saco, prefiro-o distante de mim.
O que não falta na vida é gente falsa.
E os últimos falsários(rs) que tive contato foram a prima com seu nefando marido, os patrões da última fazenda.

E o primo já me revelou que , agora, em maio, assassinará mais um porco, para comemorar o aniversário de um de seus sobrinhos.  O evento será na fazenda, onde moro.
O rapaz é filho da abnegada irmã do primo, responsável por eu morar na fazenda, ficando livre da fome e da falta de moradia.  Já notei que ela ´autoritária.  E qualquer conversa, qualquer problema que lhe relatamos, ela manda a gente rezar para algum santo ou alguma Nossa Senhora.

O que relatei acima é ter sossego? Neste final de semana, um boi atacou um fazendeiro, que tem fazenda próxima da fazenda do primo.  Coincidentemente, ele me deu uma carona, na última quarta feira, quando vim na cidade interiorana.  Isto é ter sossego?

Sossego?!  Só depois da morte.  E isto se não houver vida além!


2 comentários: