Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Ódio

Minha mãe dizia que eu , quando criança, não dava trabalho pra ela; mas, na adolescência...
Isto, penso, é estranho, já que, mesmo havendo mudanças em nós, na puberdade, algumas pessoas são complicadas logo na infância.

Apesar de eu ter sido um adolescente rebelde, nervoso, temperamental, eu não era rancoroso e nem odiava muito.

Na verdade, o trouxa adolescente aqui, quando brigava e apanhava, não pegava pedras ou outros "utensílios"(rs) para usar contra o rival.  Eu achava um covardia, um golpe bem baixo mesmo, chutar os testículos de outrem, e não pensava ser ético cuspir na cara de um homem.
Hoje, tenho ímpetos de cuspir na cara e golpear o saco de um desafeto qualquer.  Pedras, facas e tudo que tiver ao meu alcance, até mesmo álcool com fósforo, eu poderia usar contra um inimigo.

Há pouco mais de um ano, no calor de uma forte discussão, o caseiro da fazenda onde moro, afirmou que o ameacei de morte.  Não cheguei a fazer isto, mas o alertei que briga de homem pode ocasionar morte.
E seria hipocrisia se eu dissesse que não tive vontade de matá-lo.
Ele e eu conversamos, contudo , muito pouco.
É duro, bem difícil pra mim, conviver com uma pessoa que tenha me destratado e/ou ter sido injusta comigo.
Evito, ao máximo, ter contato com ele, precisar do mesmo, mas, morando numa fazenda, com poucos recursos, faz com que, na verdade, precisemos um do outro.
E, diferentemente, de mim, que guardo raiva, ele não é rancoroso.  Devido a isto, é que, nas duas vezes em que brigamos, ele, rapidamente, puxou papo comigo. Assumidamente, ele diz que não consegue ficar de mal de ninguém.  No entanto, eu preferiria não conversar com ele... não vê-lo mais.

Pode parecer bobagem, sendo que acredito que vão achar que crio caso à toa, que implico com tudo... é que estou de saco cheio com as pedidas dele:  "Me arruma uma pinga aí". A dose de pinga que dou pra ele, custa, uns quinze centavos.  Por mais pobre que eu esteja, não é isto que me aborrece, é a cara de pau de me pedir. Penso que coisas como pinga, não se pede.  Eu, quando peço algo pra alguém é porque não consigo mesmo obter ou fazer uma determinada coisa.  Evito, ao máximo, precisar dos outros.  Não gosto de precisar de outrem, nem de incomodar e ser incomodado.  O caseiro é muito cara de pau , pro meu gosto.  Os pedidos de pinga, não são diários, contudo, me incomodam.  Não obstante, vou cortar o barato dele, alegando que estou sem o aguardente, que não bebo mais diariamente(rimou, hein?).
Também não vou aceitar mais seus convites, que não são frequentes, de beber e comer coisas como tatu, em sua casa.

O grande problema é que, nesta atual fazenda, tudo começou errado, ruim... entre tantas coisas, quando eu nem tinha um mês morando no local, fui importunado pelo filho do caseiro, que é adolescente, fato que me obrigou a contar o caso pra ele.  E coisas assim aconteceram outras vezes.

Tenho quase certeza que o caseiro não me leva a sério, talvez até mesmo pelo fato de eu ser idoso e ser um João Ninguém, mas...

Não adianta... não perdoo .  Ódio, afaste-se mim!  E, como diz aquela oração católica: livrai-me Deus dos nossos inimigos!

4 comentários:

  1. Caro Verden, não sei se mantem contato com o Zebu, mas infelizmente devo lhe informar que o mesmo faleceu essa madrugada em decorrência de uma pneumonia. Abraços, em nome de uma época boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li no seu perfil, vc criou o nick "Epocadoorkut", recentemente.
      Acredito que vc deve ter acompanhado minhas incursões pelo "Boizeblog".
      Há muito que não mantenho contato com o Zebu. Não éramos íntimos. Mas, sinceramente, me bateu uma tristeza com a sua notícia... Eu também ando muito angustiado.
      E ele era mais jovem do que eu...

      Eu não gostava de certas atitudes dele, contudo, gostava dele. Ele sempre me tratou bem, tanto no seu blog,como na sua página de Orkut. Lamento, claro que, principalmente,pela família dele, incluindo seu filho, um jovem ainda, que o Zebu tanto carinho tinha.
      A vida é muito triste!

      Muito obrigado por ter me avisado.
      Tudo de bom pra vc!

      Excluir
  2. Boa noite meu amigo
    Ódio, afaste-se mim! E, como diz aquela oração católica: livrai-me Deus dos nossos inimigos! Essa frase hoje também é minha rsrs. É horrível lidar com alguns sentimentos. E raiva é uma delas, faz mal, mas as vezes é inevitável. Acredito que voce é gente fina. Mas tem horas que somos seres normais, e como seres normais temos raiva, mas meu amigo espero que passe viu. Faz mal, espero que o que estou sentindo agora também passe, pois está me fazendo mal. Mas faz parte da vida infelizmente. Uma boa noite de muita paz, se é que é possível, mas essa pequena oração me veio do momento certo. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre, muito bondosa, Mirtes.
      Vc e eu temos passado por anos, cada qual com sua luta.
      Lamento muito pelo que tem ocorrido com vc e a sua tão amada filha.
      Muito obrigado pelas palavras e pela visita.
      Saúde e paz!

      Excluir